Varal Poético

Professora Danielle Scariotte Cogo Greggio, 5° ano A, Escola Municipal Professor Nelson Pereira Jorge

Os alunos do 5° ano A da Escola Municipal Nelson Pereira Jorge tiveram a oportunidade de desenvolver algumas habilidades de Compreensão em leitura e Produção Escrita do gênero textual Poema, durante as aulas de Língua Portuguesa.

Com o objetivo de produzir Poema, observando as características próprias do gênero, a professora iniciou os estudos com a primeira aula mostrando alguns poemas aos alunos de autores conhecidos. Em seguida a turma assistiu a alguns vídeos e ouviu áudios com declamações de poemas, com intuito de conhecer e sistematizar informações sobre as características de um poema: versos, estrofes, ritmos, rimas, repetições.

Os alunos perceberam nessa aula a diferença entre poema e poesia, compreendendo que quando falamos em poema, estamos tratando da obra, do próprio texto. E, quando falamos em poesia, tratamos da arte, da habilidade de tornar algo poético. Uma pintura, uma música, uma cena de filme, um espetáculo de dança, uma obra de arquitetura, também podem ser poéticos.

Na segunda aula os alunos realizaram a leitura de poemas diversos, sempre buscando inferir significados pelo contexto dos versos, das estrofes ou do poema todo e também para conhecer alguns poetas e poemas consagrados da literatura brasileira. Nesse momento eles fizeram grupos para declamar os poemas de cada autor e os alunos filmaram essa declamação.

Na terceira aula os alunos fizeram suas produções escrevendo um poema. O tema foi “O lugar onde vivo”, que além do incentivo à produção escrita, também faz parte dos vários projetos que serão desenvolvidos ao longo do ano em comemoração aos 200 anos de Ponta Grossa. Cada um conseguiu expressar suas percepções e conhecimento adquirido em excelentes textos que foram, então, expostos em um mural da escola que a professora chamou de “Varal Poético”, o qual será renovado quinzenalmente com novos poemas, de temas diversos.

Para finalizar o trabalho, foram escolhidos três poemas para serem declamados na “Sexta Literária” que acontece semanalmente na escola. Nesse dia os alunos escolhidos fizeram a declamação para toda a escola de seus poemas.

Foi uma experiência muito enriquecedora, tanto para os alunos, quanto para a professora que se surpreendeu com a criatividade dos alunos na produção dos poemas.


















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Visita à Biblioteca Pública de Ponta Grossa

Dia do Meio Ambiente

Narrativas Religiosas