Visita à Biblioteca Pública de Ponta Grossa

AUTORA
Professora Danielle Scariotte Cogo Greggio, 5° ano B

No dia 15 de junho de 2022, os alunos do 5° ano B da Escola Municipal Nelson Pereira Jorge, fizeram uma visita à Biblioteca Pública Municipal Professor Bruno Enei, localizada no Complexo Cultural Jovani Pedro Masini, no bairro Olarias em Ponta Grossa.

A professora explicou que essa ideia surgiu a partir de uma dúvida dos alunos durante uma aula em que eles estavam fazendo pesquisas para um trabalho desenvolvido em sala. Ela contou que quando os alunos terminaram a atividade, solicitou que colocassem a fonte da pesquisa e muitos deles não entendiam a razão de sempre ter que colocar em seus trabalhos de pesquisa a referência. Então ela percebeu a importância em desde cedo ensinar aos pequenos que toda pesquisa precisa aparecer a referência.

Diante disso, a professora explicou aos alunos que existem diversas fontes de pesquisa para um trabalho, dentre elas, livros, revistas, jornais, internet, entre outras. Ela mencionou sobre a existência de uma Biblioteca Pública que está disponível, gratuitamente, para que as pessoas possam realizar empréstimos, leitura no local e buscas por referências.

Surgiu, então, a oportunidade da visita e, acompanhados também pela professora Denise de Oliveira auxiliando na monitoria, os alunos puderam conhecer esse espaço tão importante para o município.

A visita foi guiada pelo bibliotecário Gelson Leandro Curi, que atenciosamente direcionou a turma por todos os espaços da biblioteca. Os alunos conheceram a história da Biblioteca, desde a sua criação em 1940 e todas as suas sedes até o imóvel atual. Também fizeram um tour por todas as seções observando os exemplares, entre livros, jornais, revistas e gibis, bem como o espaço de recuperação e catalogação do acervo.

A turma teve a oportunidade de assistir a uma contação de histórias no espaço infantil, proporcionada pelas bibliotecárias Julia Cellis Alves da Cruz e Rosangela Aparecida Rosa de Oliveira, com muita ludicidade, brincando com imaginação e a fantasia dos alunos.

Por fim, eles tiveram acesso aos livros infantis, para manusear e ler, conhecendo um pouco mais os exemplares do local. Além de complementar a aula que tiveram em sala, sobre fontes de pesquisa, essa visita trouxe também aos alunos um momento cultural importantíssimo para vida escolar.



























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teatro de fantoches, diversão e aprendizado

Varal Poético

Campanha de Combate à Dengue