Dia Internacional da Mulher

Professora Danielle Scariotte Cogo Greggio, 5° ano A. Escola Municipal Professor Nelson Pereira Jorge


Os alunos do 5° ano A da Escola Municipal Nelson Pereira Jorge, desenvolveram, na Semana do Dia Internacional da Mulher, entre os dias 06 a 10 de março de 2023, diversas atividades, interdisciplinares, voltadas ao tema “O Protagonismo das Mulheres em nossa Sociedade”.

Com o objetivo de conhecer o protagonismo da mulher na sociedade a partir de sua atuação nos diferentes períodos históricos, relacionando-as com as mulheres de sua comunidade, a professora iniciou a semana solicitando aos alunos uma pesquisa, realizada em grupos, sobre mulheres que foram protagonistas na História Mundial e do Brasil, dando algumas sugestões de nomes para a pesquisa. Os alunos, então, passaram os textos com a biografia e fotos das mulheres pesquisadas para montagem dos folders, que foram expostos no mural da escola.

Fazendo uma abordagem sobre como a Mulher era retratada na História e na Política e as principais conquistas que tiveram na luta por igualdade, a professora apresentou a história sobre o Dia Internacional da Mulher e propôs um debate sobre a importância da data.

Para reforçar ainda mais a importância e o Protagonismo da mulher na família, na escola e na comunidade, a professora organizou um trabalho de entrevista com todas as professoras e funcionárias da escola. O trabalho foi realizado em duplas, sendo um aluno entrevistador e outro responsável pela filmagem e fotos. Com isso eles puderam conhecer melhor a história de todas essas “Mulheres Incríveis” que participam diariamente de suas vidas, mesmo que indiretamente, valorizando ainda mais o papel da mulher na sociedade. As informações foram compiladas em produções de textos que foram expostos, com fotos, no painel da escola.

Para finalizar o trabalho, os alunos fizeram uma declamação da canção “Maria, Maria”, do compositor Milton Nascimento e confeccionaram lembrancinhas para entregar para todas as professoras e funcionárias, com uma mensagem escrita por eles.

Foi um momento muito emocionante de homenagens, e principalmente de aprendizado e desenvolvimento de habilidades que envolveram os objetos de conhecimento: Oralidade pública; Compreensão em leitura; Pesquisa; Composição do texto; As formas de organização social e política; Análise crítica das principais datas comemorativas.















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dia do Meio Ambiente

Campanha de Combate à Dengue

Ação Leitores