Narrativas Religiosas
AUTORA
Professora Danielle Scariotte Cogo Greggio, 5° ano B
No mês de maio, a turma do 5° ano B da Escola Municipal Nelson Pereira Jorge, durante as aulas de Formação Humana/Ensino Religioso, tiveram a oportunidade de realizar um trabalho sobre Narrativas Religiosas.
Com o objetivo de compreender que toda pessoa tem o direito à liberdade religiosa, a professora fez uma proposta de pesquisa sobre diversas religiões, desenvolvendo nos alunos a habilidade de reconhecer a importância do fenômeno religioso na vida dos indivíduos e das sociedades. O projeto foi realizado em 4 etapas.
Na primeira os alunos conheceram o texto da Constituição Brasileira, percebendo que todas as pessoas têm direito à liberdade religiosa e que isso está previsto na nossa Constituição.
Na segunda etapa os alunos puderam exprimir através de desenhos o que Deus significa para eles.
Na terceira etapa os alunos assistiram a um vídeo sobre o que as crianças de nove diferentes credos desenharam e explicaram sobre o que era Deus para elas. Esse vídeo foi produzido pela jornalista Anna Virginia Balloussier, da Folha de São Paulo. Acesso: https://www.youtube.com/watch?v=Entcc3mI0QI (TV Folha – Crianças desenham Deus). Após apresentação do vídeo foi explorado com os alunos as semelhanças e diferenças apresentadas por eles e pelas crianças do vídeo.
Na última etapa foi organizado com a turma uma pesquisa, em duplas, sobre as religiões presentes no vídeo e que os alunos não conheciam e ficaram curiosas para conhecer. Com o resultado em mãos, as duplas trocaram suas pesquisas, entre si, para elaborar um texto falando sobre a religião que a outra dupla pesquisou. Depois foi montado um caderno com os símbolos e um pequeno texto sobre cada religião pesquisada.
Foi um momento de troca de informações entre os alunos, em que eles puderam desenvolver autonomamente seus textos, partilhando suas pesquisas.
Professora Danielle Scariotte Cogo Greggio, 5° ano B
No mês de maio, a turma do 5° ano B da Escola Municipal Nelson Pereira Jorge, durante as aulas de Formação Humana/Ensino Religioso, tiveram a oportunidade de realizar um trabalho sobre Narrativas Religiosas.
Com o objetivo de compreender que toda pessoa tem o direito à liberdade religiosa, a professora fez uma proposta de pesquisa sobre diversas religiões, desenvolvendo nos alunos a habilidade de reconhecer a importância do fenômeno religioso na vida dos indivíduos e das sociedades. O projeto foi realizado em 4 etapas.
Na primeira os alunos conheceram o texto da Constituição Brasileira, percebendo que todas as pessoas têm direito à liberdade religiosa e que isso está previsto na nossa Constituição.
Na segunda etapa os alunos puderam exprimir através de desenhos o que Deus significa para eles.
Na terceira etapa os alunos assistiram a um vídeo sobre o que as crianças de nove diferentes credos desenharam e explicaram sobre o que era Deus para elas. Esse vídeo foi produzido pela jornalista Anna Virginia Balloussier, da Folha de São Paulo. Acesso: https://www.youtube.com/watch?v=Entcc3mI0QI (TV Folha – Crianças desenham Deus). Após apresentação do vídeo foi explorado com os alunos as semelhanças e diferenças apresentadas por eles e pelas crianças do vídeo.
Na última etapa foi organizado com a turma uma pesquisa, em duplas, sobre as religiões presentes no vídeo e que os alunos não conheciam e ficaram curiosas para conhecer. Com o resultado em mãos, as duplas trocaram suas pesquisas, entre si, para elaborar um texto falando sobre a religião que a outra dupla pesquisou. Depois foi montado um caderno com os símbolos e um pequeno texto sobre cada religião pesquisada.
Foi um momento de troca de informações entre os alunos, em que eles puderam desenvolver autonomamente seus textos, partilhando suas pesquisas.
Comentários
Postar um comentário